Como Prevenir a Dor Ciática

Como Prevenir a Dor Ciática

A ciática é uma das queixas de dor mais comuns, responsável por muitas visitas ao médico e faltas ao trabalho por incapacidade física. Mas a dor ciática pode, em certa medida, ser prevenida. Vamos eliminar alguns factores de risco?

1. Evitar pegar em pesos

O ideal é evitar o deslocamento de pesos ou pedir ajuda para transportar / levantar algum objecto pesado. O esforço deste exercício pode destabilizar a coluna, comprimindo o nervo ciático e provocando dor.

Se houver a necessidade absoluta de levantar um peso pesado, dever-se-á colocar a força e o esforço sobre os músculos das pernas e abdominais e nunca sobre as costas.

2. Eliminar o excesso de peso

Fazer exercício físico e manter uma alimentação equilibrada são os fundamentos para uma vida saudável e sem dor. O excesso de peso é dos maiores responsáveis por numerosas doenças graves, entre elas as doenças da coluna, devido ao excesso de carga e à deterioração dos elementos.

3. Mexer regularmente

Para evitar as contracturas musculares e a compressão dos nervos, é necessário mexer regularmente, libertando a tensão e a pressão sobre os discos intervertebrais. Se passamos grande parte do nosso dia sentados (ao computador, por exemplo), temos de nos regrar, fazer pausas e levantar e esticar as pernas e as costas a cada 2 horas.

Se, pelo contrário, o nosso trabalho nos obriga a estar de pé, temos de caminhar um pouco, alongar as pernas, os braços e o pescoço, respirar fundo e relaxar.

4. Manter a boa postura

Esta é a regra de ouro para os problemas de coluna. Muitas das dores nas costas são causadas pela má postura que leva, a médio prazo, a alterações anatómicas importantes e que podem tornar-se dolorosas. A postura correcta deve estar sempre presente no nosso dia-a-dia, nas mais variadas situações: a conduzir, a caminhar, a praticar desporto, a sentar e mesmo a dormir.

Deixe o seu comentário através do Facebook

Share this post