O que é uma hérnia discal?

hérnia discal

O que é uma hérnia discal?

As vértebras da coluna vertebral são articuladas entre si, anteriormente, por pequenas “almofadas”. Estas estruturas são os discos intervertebrais. Permitem, para além do movimento harmónico de umas vértebras sobre as outras, o amortecimento das cargas a que continuamente submetemos a coluna.

Os discos intervertebrais são constituídos fundamentalmente por dois elementos. Um anel fibroso, externamente, circundando uma matriz central, o núcleo pulposo, de consistência elástica.

disco intervertebral

A doença dos discos intervertebrais pode acontecer de uma forma indolente ao longo da vida, percorrendo todas as fases do que chamamos a doença discal degenerativa.

Esta é muito frequente e transversal na população. Resulta do somatório de todas as agressões a que vamos submetendo a nossa coluna ao longo da vida. Pode ser acelerada por múltiplos factores: factores genéticos, factores constitucionais, factores profissionais e pessoais inerentes ao estilo de vida de cada indivíduo.

doença discal degenerativa

Este processo de degeneração lenta pode, em qualquer altura, ser acelerada por um qualquer evento traumático agudo. Nestes casos o aparecimento de uma hérnia discal pode suceder de forma abrupta.

Mas o que é então uma hérnia discal?

Por definição a hérnia implica que haja uma ruptura na porção externa do disco intervertebral, o anel fibroso, que permite que o núcleo pulposo se insinue através dela, conduzindo a um abaulamento do disco que pode ser maior ou menor e ter, deste modo, implicações clínicas mais ou menos relevantes.

A herniação do disco pode acontecer em todo o perímetro da circunferência discal. Se acontecer anteriormente, para a face anterior da coluna vertebral não terá implicações clínicas mais severas do que dor lombar e dificilmente será alvo de qualquer atitude terapêutica. Se, pelo contrário, isso acontecer posterior ou lateralmente é frequente que, para além de dor lombar, surjam sintomas e sinais de compromisso das estruturas nervosas. Falo das hérnias discais intracanalares, foraminais e extra-foraminais. É sobre estes casos que nos vamos deter mais demoradamente adiante. hérnia discal

Deixe o seu comentário através do Facebook

Share this post